Pequeno Blog de Apoio Escolar,E também De Alguma Diversão

19
Fev 14

 

 

Nos dias de hoje temos muitos desafios para trabalhar com o processo de formação das crianças, jovens e adultos. A disseminação do uso das drogas no cotidiano da vida social e escolar tem sido um dos maiores problemas enfrentados tanto no espaço escolar como fora dele. 

Essa prevenção ao uso indevido de drogas precisa ser um compromisso coletivo, onde os profissionais da educação assumem um papel muito importante como mediadores do conhecimento científico, possibilitando o envolvimento dos alunos e seu posterior comprometimento com a prevenção no uso indevido de drogas.
Este tema é um grande desafio tanto para o educador como para o educando devido à sua complexidade. 
Assim, acredito que precisamos fazer reflexões e proposições de ações na revisão, organização e planejamento de novas propostas pedagógicas para as escolas.  O que faz com que a nossa tarefa de formar cidadãos saudáveis e que possam viver num mundo ainda mais saudável seja um caminho mais solidário e justo.
A prevenção ao uso indevido de drogas exige por parte dos profissionais da educação um compromisso com o trabalho coletivo e a gestão democrática em todas as circunstâncias do processo de ensino e de aprendizagem escolar. A prevenção, nos espaços escolares, desenvolve-se por meio das abordagens disciplinares e contempla o conhecimento científico acumulado e sistematizado sobre esse assunto, bem como o envolvimento de todos os sujeitos que atuam no espaço escolar.
O objetivo dessas sugestões é  disponibilizar um conjunto de recursos, a fim de incrementar as práticas pedagógicas, as quais devem ser planejadas, previamente, pelos professores.
Para finalizar, indico a leitura do texto da Política Estadual sobre Drogas; a Lei Federal nº 11.343/06 para melhor subsidiar o conhecimento dos profissionais da educação em relação aos aspectos legais.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

 

  1. Smoking Awarenees:

 

A produção didático-pedagógica denominada Smoking Awarenees (no link sugestões de atividades) visa mostrar uma abordagem sobre o tabagismo na prática pedagógica, na Educação Básica. Trata-se de um conjunto de atividades a serem utilizadas nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidade de envolver também outras áreas do conhecimento como: Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências. Essa produção aborda questões que envolvem a reflexão e discussão sobre o uso do tabaco, aliando-as aos conteúdos disciplinares.

Outra sugestão seria - Discuta com os colegas sua opinião sobre as questões:
Você é a favor ou contra a lei antifumo?
(Lei Antifumo: ―Ambientes 100% livre da Fumaça do Tabaco‖)
Propaganda de cigarro deve ou não ser proibida?
Personagens de filmes e novelas devem ou não aparecer fumando?
Fumar é prejudicial à saúde?

 2. Para desenvolver atividades extras:

TEXTO - Maioria dos alunos fumantes iniciou o vício antes dos 14 (Cláudia Collucci)
TEXTOS VISUAIS -  Campanha do Ministério da saúde contra o tabagismo.
publicado por Lara Marques às 20:24
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
15

16
18
20
22

23
25
27
28


subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO