Identificar o nível de alfabetização dos alunos nos dá subsídios para planejar estratégias mais eficientes que levem a aprendizagem. Eu costumo realizar avaliações periódicas para verificar o que as crianças já sabem e o que mais eu preciso trabalhar para que elas continuem avançando na aquisição da base alfabética. Separei alguns materiais de referência que eu costumo utilizar e que são muito práticos na rotina da sala de aula de alfabetização.Diagnosticar o que os alunos sabem, quais hipóteses têm sobre a língua escrita e qual o caminho que vão percorrer até compreender o sistema e estar alfabetizados permite ao professor organizar intervenções adequadas à diversidade de saberes da turma. O desafio é propor atividades que não sejam tão fáceis a ponto de não darem nada a aprender, nem tão difíceis que se torne impossível para as crianças realizá-las.

 

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

sugestes-de-atividades-para-avaliao-diagnstica-ini

 

publicado por Lara Marques às 10:00