Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Mundo Das Crianças

Pequeno Blog de Apoio Escolar,E também De Alguma Diversão

O Mundo Das Crianças

Pequeno Blog de Apoio Escolar,E também De Alguma Diversão

10 Mar, 2014

Ácaro o Que é?

 

 

Ácaro é um animal invertebrado pertencente ao filo Arthropoda, subfilo Chelicerata, classe Arachnida, ordem Acarina, sendo que os indivíduos da subordem Astigmata (ou Sarcoptiformes) são os mais conhecidos, principalmente, o ácaro da sarna (família Sarcoptidae e Psoroptidae). Um outro ácaro bastante conhecido também é o que ataca os folículos pilosos da pele, provocando as espinhas, no entanto, este pertence a subordem Prostigmata, família Demodicidae.

Os ácaros de vida-livre (não parasitas) presentes no solo, pertencem a subordem Cryptostigmata, família Oribatidae. Em geral, estes animais são muito pequenos, sendo muito frequente encontrarmos exemplares um milímetro ou menos de comprimento. O corpo, assim como o dos carrapatos, perdeu as divisões do corpo ao longo da evolução, tendo dessa maneira o cefalotótax fundido ao abdome. Estes aracnídeos apresentam quatro pares de patas e as antenas estão ausentes. 

Muitas espécies apresentam pilosidades com função táctil na superfície do corpo. A coloração é muito variada, sendo que a maior parte deste animais apresenta tons de marrom, mas muitos apresentam uma ampla gama de matizes, como o vermelho, alaranjado, preto, verde e até combinações de todas estas cores. Não são considerados insetos, mas como já dito acima, são aracnídeos. São animais cosmopolitas, podendo ser encontrados até mesmo nas regiões polares, desertos e fontes de águas termais (onde a temperatura pode ultrapassar 100ºC facilmente). Estes aracnídeos são extremamente abundantes entre os musgos, folhas caídas, solo, humo, madeira podre e detritos.

Algumas espécies são parasitas de vertebrados ou invertebrados, como os ácaros da sarna (Sarcoptes scabiei), ou o da espinha (Demodex sp.). Há também espécies que são totalmente aquáticas. O sucesso evolutivo destes animais, com certeza, está relacionada com o pequeno tamanho e a habilidade de explorar microhabitats e pode ser observado pelo número de espécies e indivíduos presentes na ordem (25000 espécies descritas até 1984, sendo que pesquisadores acreditam representar somente 20% das espécies viventes). Assim como o habitat, a alimentação também é muito variada. Os carnívoros que vivem no solo, alimentam-se de minúsculos vermes e artrópodes, incluíndo larvas de insetos e outros ácaros. Já as espécies herbívoras, costumam perfurar as células vegetais e então sugar o seu conteúdo.Há muitas espécies que alimentam-se de fungos e materiais em decomposição, principalmente os oribatídeos.

As espécies que estão mais próximas do convívio humano, como o Demodex, alimentam-se da gordura expelida pelo folículo piloso. Outra espécie muito próxima é o Dermatophagoides, geralmente associada à poeira das casas e que se alimenta de restos secos da pele que se desprende de nosso corpo e que constitui uma parcela da poeira doméstica.

E por fim, há os ácaros parasitas que podem se alimentar dos tecidos vivos do hospedeiro (como é o caso da sarna) ou das mucosas do trato respiratório. A copulação pode ocorrer com ou sem a presença do macho por perto, dependendo da espécie. Na maioria dos ácaros, o macho está presente e este coloca o abdomen debaixo da parte posterior da fêmea até que possa introduzir o pênis no orifício feminino, depositando os espermatozóides. Algumas espécies os espermatozóides são transmitidos de maneira indireta (sem a presença obrigatória do macho), onde é depositado um espermatóforo (massa de espermatozóides) no substrato e quando a fêmea o acha, transfere-o para o orifício feminino. Os ovos podem ser depositados, em certas espécies, dentro de um casulo. 

Outras vezes são depositados no solo, entre o humo ou dentro de canais feitos no hospedeiro, nas espécies parasitas, como é o caso da sarna. Após um período de duas a seis semanas eclode uma larva com apenas três pares de patas (como o carrapato). O quarto par de perna é adquirido com a primeira muda. São de grande importância econômica, ja que alimentam-se de uma variedade de coisas. Muitas espécies alimentam-se de farinha, frutos secos e plantas, causando grandes prejuízos. Outros, por serem parasitas, atacam o gado e chegam a prejudicar a pecuária. Por estarem presentes em grande número e por haver uma diversidade tão grande de espécies, foi criada uma ciência apenas para o estudo destes animais, a acarologia. 

Os ácaros medem apenas uns 0.2 a 0.5mm, sendo muito difíceis de ver a olhos nus. Os ácaros são parentes das aranhas e escorpiões, pertencendo à classe dos aracnídeos. Milhões de ácaros habitam as nossas casas alimentando-se de escamas de pele humana e animais. Por dia, o Homem perde 1 grama destes pedaços de pele. 

Estes habitam em colchões, mantas de lã, almofadas de penas, tapetes, alcatifas, sofás e bonecos de peluche. Uma cama de casal contém em média 2 milhões de ácaros de várias espécies. Os ácaros desenvolvem-se em condições óptimas de humidade superior à média de 70 a 80% e de temperatura superior a 20°C. 

O seu ciclo de vida é de 2 a 3 meses acasalando 1 a 2 vezes dando origem a uma postura de 20 a 50 ovos. Os corpos mortos e seus excrementos podem provocar reacções alérgicas. Os grupos mais sensíveis as estas alergias são as pessoas que sofrem de asma, bronquite, alergias nasais, etc... 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.